Artigos

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Para iniciar nossa discussão relacionando o artigo de Alan Turing com os filmes, precisamos deslocar nossos pensamentos além das fronteiras de tudo o que conhecemos, pois estaremos fazendo comparações com o que é real, no caso de um artigo escrito por um cientista, e filmes que são obra de ficção...

No final dos anos 90, eu gostava de assistir à uma série de TV chamada "The Pretender" que contava a história de um homem que cresceu em um centro de pesquisa, ou um instituto governamental, com o intuito de ajudá-los a desvendar crimes e situações investigados pelo centro (às vezes assassinatos, às vezes sequestros, e às vezes roubo).

Na área de Tecnologia da Informação, é muito comum o recrutador perguntar à pessoa entrevistada sobre sua formação e o que ela entende sobre a tecnologia que a empresa utiliza. Nas empresas tradicionais, também é muito comum o recrutador 'torcer o nariz' para o candidato(a) formado em Tecnologia em Jogos Digitais.

Minha experiência com games iniciou quando vi um amigo do meu pai jogando um Atari 2600 nos anos 80. Aquilo me marcou muito, pois queria entender como um aparelho ligado à TV poderia trazer imagens em movimento que o espectador pudesse controlar. Para mim, foi o início de uma jornada. Pouco tempo depois, meu pai me presenteou com um Atari semelhante ao do amigo dele. Desde então, meu interesse só cresceu.

Os primórdios do mundo virtual é fascinante! Muitos cientistas buscavam soluções de visualização de dados processados com o objetivo de trazer experiências interativas aos usuários. Infelizmente, como toda tecnologia nascida dos anos 50, os experimentos eram voltados para a indústria da guerra. Isso aconteceu com os videogames e até mesmo com as vacinas.

Os primórdios do mundo virtual é fascinante! Muitos cientistas buscavam soluções de visualização de dados processados com o objetivo de trazer experiências interativas aos usuários. Infelizmente, como toda tecnologia nascida dos anos 50, os experimentos eram voltados para a indústria da guerra. Isso aconteceu com os videogames e até mesmo com as vacinas.

Nos anos de 1990, quando ganhei um monitor colorido, tive o prazer de jogar jogos com temáticas de fantasia e terror. Mas o gênero de jogo que mais me chamava atenção era o Management Game (Jogo de gerenciamento ou Gestão).

Nasci no final do anos 70. Muitos podem me chamar de tiozão, tio do "zap" (apesar de eu sempre me atualizar), tio do pavê, "boomer" ou simplesmente de tio. Este não é um texto sobre "como minha geração era boa", por sinal, acredito que toda geração tem seus pontos positivos e negativos.