A palavra da vez é "Phygital"

Escrito por Elinaldo Azevedo
em 20/12/2023

Na minha juventude mais longínqua, eu sempre gostava de assistir a filmes de ficção científica e fantasia. O primeiro filme que lembro em ter assistido foi "Star Wars - O Império Contra-Ataca". Eu ficava fascinado com os efeitos especiais e, principalmente, com conceitos de aplicações tecnológicas envolvidos nas histórias. Sabres de luz, naves espaciais, comunicadores com hologramas, robôs intérpretes e tudo mais que aguçava a curiosidade de uma criança.

A partir daí eu começava a querer saber mais sobre esse tipo de "tecnologia" que um dia poderia ser real. Os Jetsons, apesar de ser desenho animado, eu ainda conseguia perceber o quanto as tecnologias podiam impactar nossa vida. A série com lançada em 1962, e até hoje os conceitos aplicados neste desenho tornam-se reais pelo simples fato de serem soluções para a vida cotidiana de pessoas, famílias e sociedade. Como exemplos podemos citar: Mascotes robôs, comunicadores com vídeo, LER/DORT(Temp. 1, Episódio 22), Robôs limpadores, carros voadores entre outras coisas. Deixo este vídeo como referência.

Eu era mais velho quando comecei a me fascinar com Star Trek, era o que mais se aproximava de conceitos científicos propriamente ditos. Tanto os filmes quanto a série podiam trazer aplicações críveis para nossa sociedade e vida cotidiana, até mesmo encaixando fatos do passado real contextualizado no enredo da franquia. Os assuntos abordados estavam além do dia-a-dia do ser humano, e abordavam coisas como Teletransporte, Androids, supercomputadores, técnicas de terraformação entre outros.

Até mesmo nos games eu conseguia me fascinar com os conceitos presentes em cada click. O jogo Deus Ex: Human Revolution traz uma discussão muito interessante sobre a integração física entre partes humanos e partes sintéticas. Lembro que quando os trailers deste jogo saíram, mostravam duas visões (visão 1, visão 2) que contrastavam com os valores éticos da sociedade. Mas ainda sim, era o que mais se aproximava das tecnologias que vemos atualmente. Vemos próteses robóticas, melhoramentos anatômicos, pele artificial, camuflagem avançada etc.

Neste último exemplo, ao melhor estilo cyberpunk, o jogo idealiza o ponto mais realista do que podemos chamar de "Phygital", que é a utilização de produtos físico e serviços digitais nos quais uma pessoa pode usufruir de forma integrada, tanto online quanto offline. Esta palavra não é tão nova para este ano (2023), mas ela é recente no sentido de conceito, assim como a palavra "Metaverso". Para ilustrar bem a ideia, pense na integração de IoT, Web 3.0, Computação Ubiqua, Blockchain, novas tecnologias de hardware e novas formas de vendas, como Omnichannel. Tudo isso para que o usuário tenha uma experiência cada vez mais imersiva e única com o produto/serviço. O usuário pode, ao mesmo tempo, usar o serviço e compartilhar sua experiência para que outros usuários também utilizem. Assim mais pessoas podem ter a mesma ou diferentes experiências do produto/serviço, fazendo com que a evolução seja mais uma etapa de melhoria.

Neste sentido, podemos exemplificar assim: Imagine que você quer comprar uma roupa, mas ela não está à venda na sua cidade. Então você entrar em uma loja virtual usando uma câmera que mapeia seu corpo. Na sua TV, você vê como a roupa ficaria em você, então você tem a possibilidade de mudar a cor, textura e corte apenas mexendo as mãos. Depois que você define tudo, você usa seu cadastro da loja para efetua a compra usando seu cartão de crédito ou sua carteira digital. O sistema lhe informa que você irá receber em alguns dias a roupa sob medida que comprou. Se seu perfil estiver integrado com suas redes sociais, a foto da seu 'provador' virtual pode ser compartilhada com seus amigos, trazendo informações sobre as características do produto. Mas o que você não sabe, é que a empresa do sistema vai utilizar suas informações para melhorar os produtos/serviços tanto para você quanto para pessoas que também utilizaram o mesmo sistema. Então poderão oferecer outros tipos 'coisas' ligadas ao sistema.

Pode parecer simples com o que já fazemos, mas agora pense de uma forma descentralizada, como se você pudesse fazer isso de qualquer lugar e você irá receber onde quer que esteja. Então teremos o mais próximo conceito da materialização de uma ideia presente nos filmes de ficção.

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